“Laboratório Eng.º Ilídio Pinho” inaugurado por Agrupamento de Escolas de Arouca

Oficina da ciência fruto de “Prémios Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho

“Laboratório Eng.º Ilídio Pinho” inaugurado por Agrupamento de Escolas de Arouca

“Laboratório Eng.º Ilídio Pinho” inaugurado por Agrupamento de Escolas de Arouca

No passado dia 18 de dezembro, centenas de membros da comunidade escolar do concelho de Arouca, investigadores e elementos afetos à ciência e tecnologia do nosso país estiveram presentes na inauguração do laboratório de ciência Eng.º Ilídio Pinho, que teve lugar no Agrupamento de Escolas de Arouca.

Inserido nas primeiras jornadas de ciência de Arouca, o Agrupamento de Escolas daquele concelho homenageou Ilídio Pinho, dando o seu nome ao laboratório que foi possível com os prémios atribuídos pela Fundação Ilídio Pinho no âmbito do projeto Ciência na Escola. Destarte, o Agrupamento de Escolas de Arouca venceu por sete vezes, entre 2004 e 2015, o que representa 83,450€ de valores atribuídos pela Fundação Ilídio Pinho.

Este dinheiro foi usado para o investimento em equipamentos de investigação, científicos e escolares, tendo esta Oficina da Ciência sido criada com equipamentos de alta capacidade de desenvolvimento e de investigação. Filipe Ressurreição, professor de Biologia do Agrupamento, dizia que «o projeto ainda não está acabado e que pretende mais dinheiro e mais prémios».

Dirigindo-se a todos os presentes, Ilídio Pinho no seu discurso afirmou que tem dado Arouca como exemplo «de uma escola onde se cria uma cultura dos empresários do conhecimento e que não basta investigar, é preciso criar”.

O prémio Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, visa valorizar o mérito dos projetos apresentados e contribuir para que exista uma evolução no conhecimento científico e tecnológico, no sentido de promover e estimular o estudo e dedicação dos alunos do nosso país. Este projeto conta com 12 edições realizadas, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Bá- sico e Ensino Secundário, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas.