13ª Edição – Prémio “Ciência na Escola”

13ª Edição – Prémio “Ciência na Escola”

A Mostra Nacional da 13ª Edição do Prémio “Ciência na Escola”, 2015/2016, teve lugar no Agrupamento de Escolas de Pinhal Novo, em Palmela. Após um longo caminho de empenho por parte de professores, alunos, pais e várias horas investidas na elaboração de um projeto científico e tecnológico, subordinado ao tema “A ciência e tecnologia ao serviço de um mundo melhor”, o Júri Nacional selecionou 100 projetos para serem apresentados na Mostra, que decorreu nos dias 20 e 21 de Setembro.

Este evento contou com cerca de 3000 participantes, entre professores, alunos, autarcas, representantes das universidades, empresários, S.A.R o Duque de Bragança, Senhor Dom Duarte, a presença do Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Doutora Alexandra Leitão, Secretário de Estado da Indústria, Doutor João Vasconcelos, Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, Primeiro Ministro de Portugal, Doutor António Costa, Delegados Regionais de Educação, assim como, o Coordenador Nacional do Prémio “Ciência na Escola”, Dr. António Proença, o Responsável pelo Prémio “Ciência na Escola”, Prof. Joaquim Azevedo e o Presidente da Fundação, Eng. Ilídio Pinho.

Em Pinhal Novo, o Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa, após visita à exposição dos projetos, referiu ter vivido um momento «muito especial» cheio de «Cultura, Ciência e Educação» que, nas suas palavras, «são os eixos fundamentais para o desenvolvimento do país».

Já nas palavras do Presidente da Fundação Ilídio Pinho, «o “Ciência na Escola” que vai na sua 13ª edição, no entendimento dos professores foi a luz ao fundo do túnel e agora, com o sucesso que tem tido, já é a luz no túnel» (consulte aqui o discurso completo).

Esta edição ficou marcada pela assinatura de um protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho e o Ministério da Economia, protocolo esse que visa assegurar uma qualificada passagem dos projetos premiados a potenciais startups ou atividades inovadoras de empresas já existentes no tecido empresarial português.

Na Mostra Nacional foram selecionados os 30 projetos vencedores da 13ª edição, procedendo-se à entrega dos respetivos prémios, no valor total de 158,000€ (pode consultar aqui a lista dos vencedores).