Cerimónia de Entrega de Prémios da 16ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”

Cerimónia de Entrega de Prémios da 16ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”

A cerimónia da entrega dos prémios da 16ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” decorreu na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020, na Escola Secundária José Estevão, em Aveiro.

Subordinada ao tema “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal”, esta edição voltou a colocar alunos e professores, de norte a sul do continente, bem como das Ilhas dos Açores e da Madeira, a investigarem e desenvolverem projetos científicos e tecnológicos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. Com 1390 ideias apresentadas a concurso, o que constitui um novo recorde do Prémio “Ciência na Escola”, e após as várias fases de seleção, o Júri Nacional revelou a listagem dos 50 vencedores desta 16ª edição.

Esta cerimónia contou com a presença, para além dos alunos e professores das escolas premiadas, do Senhor Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, do Vice Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Jorge Ratola, do Diretor da Escola Secundária José Estêvão, Professor Fernando Delgado Santos, da Subdiretora Geral da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Dra. Florbela Valente, dos Delegados Regionais de Educação, bem como do Presidente da Fundação, Eng.º Ilídio Pinho e do Responsável pelo Prémio “Ciência na Escola”, Prof. Joaquim Azevedo.

O Anfitrião desta cerimónia, o Diretor da Escola Secundária José Estêvão, Professor Fernando Delgado Santos, disse ser «um motivo de orgulho receber esta cerimónia nesta escola»  e que nutre «uma admiração enorme pelo humanista e entusiasta que é o Eng.º Ilídio Pinho». 

Na sua intervenção, o Presidente da Fundação, Eng.º Ilídio Pinho, afirmou que estão «criadas as condições para ser lançada a 17ª edição» e revelou uma novidade, dizendo que «como havia prometido na edição anterior, para além dos prémios atribuídos aos melhores 50 dos 100 selecionados para a Mostra Nacional, estão criadas as condições para que os restantes 50 sejam premiados com um prémio de participação no valor de 1000€», o que foi saudado entusiasticamente pelos diretores, professores e alunos presentes. Consulte aqui o discurso, na íntegra. 

O Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, sublinhou que «esta sala deveria estar cheia de órgãos de comunicação social, pois estas é que são as coisas boas que deveriam ser transmitidas, pois cada um dos presentes teria certamente uma história para contar» e agradeceu «a audácia, dedicação e determinação de todas as comunidades escolares que trazem até às escolas estas iniciativas, transformando a teoria na prática».

Poderá consultar a lista dos vencedores da 16ª edição aqui.
Apresentamos as imagens que marcaram esta cerimónia.