A exposição “O sonho continuado. Aquisições recentes da Fundação Ilídio Pinho”, composta por 16 obras de arte contemporânea, é inaugurada no dia 20 de novembro, na Universidade de Trás–os–Montes e Alto Douro (UTAD), na Sala de Exposições da Biblioteca.
Segundo, Miguel von Hafe Pérez, o curador da exposição “Esta é uma oportunidade única para poder usufruir de obras muito raramente acessíveis ao público em geral. Todos os trabalhos aqui expostos possuem uma qualidade museológica indiscutível”.
A Fundação Ilídio Pinho tem como missão: “Contribuir para que o desenvolvimento da Ciência seja um fator de valorização humana e um instrumento de desenvolvimento económico, de promoção de cultura e de solidariedade entre gerações e povos.” Sendo, deste modo, “crucial a colaboração com instituições que queiram acompanhar-nos no estudo, na organização e na divulgação da arte portuguesa em Portugal e no estrangeiro.”
Para o Fundador Ilídio Pinho: “O encontro entre a cultura e a ciência, exemplarmente promovido na UTAD, é o mote necessário para a construção de um futuro mais sustentável e imbuído da curiosidade e do sobressalto criativo que a arte nos proporciona.”
Citando no comunicado, o Reitor da UTAD, Emídio Gomes, refere que é dever da Universidade “estimular o pensamento crítico e a cidadania ativa e aproximar a UTAD da comunidade e do território, contribuindo para uma nova agenda cultural na região.”
É possível visitar a exposição de 20 de novembro de 2024 a 26 de janeiro de 2025 com entrada gratuita.
Clipping:
Universidade FM: https://www.universidade.fm/utad-acolhe-exposicao-de-arte-contemporanea-da-fundacao-ilidio-pinho/
UTAD: https://noticias.utad.pt/blog/2024/11/15/exposicao-ilidio-pinho/
Porto Canal: https://portocanal.sapo.pt/noticia/358288