MISSÃO
FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO
É Missão da Fundação Ilídio Pinho contribuir para que o desenvolvimento da Ciência seja um fator de valorização humana e um instrumento de desenvolvimento económico, de promoção da cultura e de solidariedade entre gerações e povos.
A Fundação estabelece como principal orientação estratégica a promoção da Ciência e da Tecnologia ao serviço da Humanidade, afirmando 6 objetivos:
1.º
Perpetuar as raízes empresariais do seu fundador;
2.º
Promover a difusão da Ciência e do Conhecimento;
3.º Contribuir para o reforço das relações entre as Escolas, Universidades, Centros de Inovação e Empresas
4.º Intervir e participar em processos de mudanças culturais, sociais e económicas originados pela Sociedade da Informação e pela Economia Digital
5.º Promover ações que desenvolvam o conceito de cidadania;
6.º Potenciar as competências da diáspora portuguesa e da comunicação entre países lusófonos.
FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO
A Fundação Ilídio Pinho nasceu da vontade dar continuidade ao espírito empreendedor e criativo do seu fundador Ilídio Pinho, cuja visão, a par do engenho e arte dos Portugueses, impulsionou a construção do grupo empresarial que viria a conquistar um lugar cimeiro na indústria nacional e internacional.
Era vontade de Ilídio Pinho cimentar um legado de utilidade pública, a ser concretizado por um sucessor, Ilídio Pedro, que partiu cedo demais. O sonho de Ilídio Pinho de homenagear a memória de Ilídio Pedro, perpetuando as suas raízes ao serviço de uma causa maior, ficou concretizado com o lançamento da Fundação, que garante a perenidade do espírito e dos valores do fundador. Desde 24 de maio de 2000 que a Fundação Ilídio Pinho prossegue a sua missão de contribuir para que a Ciência esteja ao serviço do desenvolvimento e da Humanização.
FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO, 2000
A escritura pública da Fundação Ilídio Pinho foi realizada na Câmara Municipal do Porto, a 24 de maio de 2000, com a presença do Primeiro-Ministro, António Guterres, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Nuno Cardoso, e muitas personalidades da vida nacional e internacional, com destaque para as que passaram a fazer parte do seu Conselho Superior, presidido por Ilídio Pinho. Através deste Conselho, a Fundação pôde beneficiar da vastíssimas experiência e competência de um think-tank único, que reuniu nomes como Mário Soares, João de Deus Pinheiro, Vítor Melícias, Valente de Oliveira, Tavares Moreira, José Lemos, António Borges, Júlio Pedrosa, Couto dos Santos, Eduardo Tracana, Horta Osório e outros.
FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO, 2001
A cerimónia de inauguração da sede da Fundação aconteceu a 19 de fevereiro de 2001, no Porto, perante o ex-Presidente da República, Mário Soares, o Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago, que descerrou uma placa comemorativa, e o Bispo do Porto D. Armindo Lopes Coelho, que benzeu as instalações.
Na mesa de honra estiveram ainda o Secretário de Estado das Pequenas e Médias Empresas e do Comércio e Serviços, Nelson de Sousa, e o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Nuno Cardoso. Na sua intervenção, Mariano Gago elogiou a visão do empresário, que escolheu a Ciência como objeto central desta grande iniciativa de utilidade pública.