Grande Prémio Fundação Ilídio Pinho 2024 foi entregue a Ramalho Eanes – LIDERANÇA –

03 fevereiro 2025

O Grande Prémio Fundação Ilídio Pinho – Liderança – foi entregue ao General Ramalho Eanes no dia 03 de fevereiro de 2025, na Câmara Municipal do Porto, numa cerimónia com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ramalho Eanes tem recusado distinções e homenagens, mas abriu uma exceção para receber, esta manhã, o Grande Prémio da Fundação Ilídio Pinho, dedicado à Portugalidade.

A medalha e o respetivo diploma foram entregues pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, em representação do Senhor Presidente da República e pelo Presidente Rui Moreira, em sessão solene na Câmara Municipal do Porto, repleto de personalidades como Elisa Ferreira, Artur Santos Silva, Mário Ferreira, Valente de Oliveira, Ana Pinho, Carlos Mota Santos, Manuel Pizarro, Correia de Campos, Carlos Martins, Arlindo Costa Leite, Domingos Matos, Neiva de Oliveira, Marçal Grilo, Lobo Xavier e Vasco Teixeira, entre outros.

Os Presidentes das Câmaras de Lisboa, Carlos Moedas e de Vale de Cambra, José Pinheiro, fazem parte do Júri, juntamente com diversos reitores das várias universidades portuguesas, além do vencedor do ano passado, o Arquitecto Siza Vieira.

O Ministro Pedro Duarte representou o Primeiro-Ministro Luís Montenegro na cerimónia e tal como Aguiar-Branco fez questão de dizer «Obrigado, Presidente Ramalho Eanes».

Ilídio Pinho, por sua vez, declarou-se comovido e grato por Ramalho Eanes ter aceitado este Grande Prémio da sua Fundação e anunciou para Maio deste ano a celebração dos 25 anos desta instituição que criou em homenagem ao seu filho Ilídio Pedro.

Ramalho Eanes, que classificou o Júri como um grupo de conjurados da portugalidade, citou Eduardo Lourenço, Miguel Torga e o Padre Manuel Antunes na sua dissertação sobre o que é Portugal.

Clipping:

Notícias relacionadas