ILÍDIO PINHO: UMA VIDA. O EMPRESÁRIO E A UTILIDADE PÚBLICA

1507-1

Criada em memória de Ilídio Pedro, o filho que o fundador precocemente perdeu, a Fundação teria sempre que estar associada a uma obra em que se traz a público a história de vida do empresário que a sonhou e criou.

Ilídio Pinho – Uma Vida: O Empresário e a Utilidade Pública pode ser lido como uma biografia, um livro de memórias, um retrato de uma época ou preferivelmente como a história de vida de um grande empresário que merece ser contada como exemplo maior de empreendedorismo. O criador do grupo COLEP ultrapassa-se, porém, na sua dimensão professional e empresarial e revela-se neste livro como dirigente associativo, autarca, benemérito de exceção e humanista profundo ao serviço da causa pública. O Eng. Ilídio Pinho surge como inspiração e voz para todos aqueles que valorizam um dinamismo inconformado e criador ao serviço da sociedade e da economia da sua terra e do seu País.

Por isso, este livro é um livro diferente e sob diferentes perspetivas. Em primeiro lugar, porque não é uma autobiografia, não é uma coletânea de memórias, não é um retrato de uma época, nem é um livro técnico para ensinar jovens universitários. Porém, não sendo nenhuma destas coisas é-o cada uma delas. Cada um pode lê-lo sobre a perspetiva que mais lhe interessar, sendo que as restantes ajudarão a melhor compreender a singular complexidade do personagem central, Ilídio Pinho, e o valor excecional que criou ao longo de um percurso, de uma história que merece a pena ser contada.

O livro é da autoria do Professor José Manuel Mendonça e é o resultado de um trabalho de recolha e pesquisa levado a cabo durante quase quatro anos, que beneficiou de inúmeros contributos e testemunhos na primeira pessoa, de documentos importantes e de um arquivo fotográfico muito relevante. A obra pode ser encontrada nos principais pontos de venda da FNAC, ALMEDINA, LIVRARIA BERTRAND, PORTO EDITORA, OFICINA DO LIVRO, PAPELARIA UNIÃO, LEYA e LIVRARIA ACADÉMICA.