Siza Vieira é o vencedor do Grande Prémio da Fundação Ilídio Pinho 2023

Trabalho do prestigiado arquitecto português foi distinguido pela Fundação Ilídio Pinho na sua segunda edição
19 novembro 2023

Além de ser o maior prémio de personalidade em Portugal, no valor de cem mil euros, a distinção, que visa homenagear um cidadão nacional reconhecido internacionalmente, tem como símbolo uma medalha exclusiva, desenhada em 2022 pelo próprio Arquitecto Álvaro Siza Vieira.

A medalha será entregue ao Arquitecto Álvaro Siza Vieira no dia 19 de dezembro de 2023, na Câmara Municipal de Lisboa. O Grande Prémio Fundação Ilídio Pinho foi lançado a 25 de novembro de 2022 e distinguiu, na primeira edição, o Cardeal Tolentino de Mendonça.

Álvaro Siza Vieira, primeiro Pritzker português, prémio que recebeu em 1992, nasceu em Matosinhos em 1933 e é um nome icónico da arquitectura mundial.

O Júri do Prémio foi constituído pelo Presidente da Fundação Ilídio Pinho, pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e Silva, em homenagem à terra natal do fundador. Integram também o Júri os Reitores da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes. Além do Presidente Ilídio Pinho, a Fundação esteve representada no Júri por Júlio Pedrosa e Carlos Magno. O Cardeal Tolentino de Mendonça integrou também o júri. O Media Partner do Prémio é a CNN Portugal, representada no Júri pelo seu Diretor, Nuno Santos.

O vencedor foi eleito a 17 de novembro de 2023, por voto secreto.

Consultar Regulamento do Grande Prémio 2023

Clipping:

CNN – https://cnnportugal.iol.pt/videos/fundacao-ilidio-pinho-distingue-arquiteto-alvaro-siza-vieira-pela-obra-de-uma-vida/6557a2040cf25f99538b9cbb

Notícias relacionadas