Grande Prémio Fundação Ilídio Pinho foi entregue a Tolentino de Mendonça

Cardeal distinguido na primeira edição com do prémio com valor pecuniário de cem mil euros e uma medalha desenhada por Siza Vieira.
Fonte: Fundação Ilídio Pinho – Reunião do Júri em 25 de novembro de 2022
19 dezembro de 2022

O Grande Prémio Fundação Ilídio Pinho – Poesia – foi entregue ao Cardeal D. José Tolentino de Mendonça no dia 19 de dezembro de 2022, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, numa cerimónia com a presença e o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na cerimónia de entrega do Prémio, José Tolentino de Mendonça agradeceu “com sentimento de humildade, ao Eng.º Ilídio Pinho e ao júri que me deu este prémio na sua primeira edição e digo que me tocou particularmente o facto de se pretender destacar a portugalidade e o papel de Portugal no mundo”, num discurso intitulado “A vitória sobre o pessimismo”, em que destacou a necessidade de dar mais valor político à esperança, que a Fundação Ilídio Pinho publicará. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou na mesma cerimónia: “Nós portugueses: nós que anonimamente refazemos, todos os dias, a portugalidade; nós que, mais do que as abstrações e as generalidades, fomos e somos, há quase nove séculos, a portugalidade”.

Além de ser o maior prémio de personalidade em Portugal, no valor de cem mil euros, a distinção, que visa homenagear um cidadão nacional reconhecido internacionalmente, tem como símbolo uma medalha exclusiva, propositadamente desenhada pelo Arquitecto Álvaro Siza Vieira. O Grande Prémio Fundação Ilídio Pinho foi lançado a 25 de novembro de 2022.

“Com a criação deste Grande Prémio, a Fundação Ilídio Pinho aprofunda a sua missão cívica e humanizadora”, destacou Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, durante a cerimónia de entrega da distinção, aludindo ainda ao seu exemplo cívico: “a busca da essencialidade da vida que o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça empreendeu através do amor aos outros e ao conhecimento deve ser, também para nós, uma estrada que se abre para a felicidade”.

O Júri do Prémio foi constituído pelo Presidente da Fundação Ilídio Pinho, pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e Silva, em homenagem à terra natal do fundador. Integram também o Júri os Reitores da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes. Além do Presidente Ilídio Pinho, a Fundação esteve representada no Júri por Júlio Pedrosa e Carlos Magno. O Media Partner do Prémio é a CNN Portugal, representada no Júri pelo seu Diretor, Nuno Santos.

O vencedor foi eleito por voto secreto.

Consultar Regulamento do Grande Prémio 2022

Links para notícias relacionadas:

Notícias relacionadas