Plataforma Anamnese

2002
Investimento: 2M€
Anamnese – Plataforma Digital sobre Arte Contemporânea de/em Portugal entre 1993 e 2003


Objetivo: Desempenhar uma atuação útil e com impacto concreto no apoio às artes e aos artistas plásticos portugueses, através do desenvolvimento de uma plataforma de informação para colocar ao serviço da arte contemporânea portuguesa e da sua comunidade: anamnese: plataforma digital sobre arte contemporânea de/em Portugal entre 1993 e 2003, trabalho comissariado por Miguel von Hafe Pérez

Conquistas: Criação de uma plataforma onde consta toda a atividade desenvolvida pelos artistas, galerias e instituições portuguesas, em Portugal e no estrangeiro, bem como a atividade de artistas estrangeiros em Portugal, entre 1993 e 2003. Trata-se de um website bilingue português-inglês, um mega-arquivo da atividade das Instituições e dos artistas portugueses, onde o público encontra um acervo de informação cronologicamente ordenado. Cada um destes eventos está devidamente documentado, sempre que foi possível reunir a pertinente informação, com imagens (vistas de exposição e de obras; imagens de convite e de catálogo), textos de catálogo e/ou de imprensa. Estão mencionadas 1340 instituições, portuguesas e estrangeiras, ligadas à organização dos eventos, sobre os quais estão publicadas cerca de 6800 imagens e 800 textos.

A par desta plataforma, e para preencher eventuais lacunas de um trabalho de edição pessoal, foi dirigido um inquérito à comunidade artística portuguesa sobre as suas preferências relativas às exposições (individuais e coletivas próprias e de terceiros) dentro daquele período temporal (1993-2003). Responderam 236 artistas, que relevam cerca de 650 exposições no período em apreço, as quais estão devidamente documentadas em imagem e texto. A partir destas respostas foi editado O Livro do projeto Anamnese: dois volumes que compilam, também em edição bilingue português-inglês, estas preferências dos artistas portugueses sobre aquela década, acompanhadas das respetivas imagens. Acresce informação factual das exposições mencionadas (uma lista de todas as exposições, com local, datas, artistas participantes); biografias de todos os artistas que responderam ao inquérito; e 10 textos de relevo de críticos e comissários portugueses escritos e publicados durante a década.

Notícias relacionadas