A Coleção de Arte da Fundação Ilídio Pinho está em viagem permanente com obras mostradas simultaneamente em grandes exposições internacionais, por diversas cidades do mundo.
Tratando-se de uma coleção de arte portuguesa, a Coleção de Arte da Fundação Ilídio Pinho tornou-se natural objeto de curiosidade para quem gosta de Portugal e mergulha na nossa cultura, desde a paisagem à música e ao estilo de vida.
Os estudantes estrangeiros foram selecionados como alvo para divulgação da arte moderna e contemporânea portuguesa a partir das universidades com quem a Fundação tem relações próximas.
Os alunos de Erasmus que passam parte da sua formação nas nossas universidades levarão para a sua vida futura experiências diretas de contacto com a melhor arte portuguesa. É um investimento nos futuros profissionais de múltiplas atividades que, inseridos no mercado global, terão, mais tarde, memória de ter visto arte portuguesa da Coleção de Arte da Fundação Ilídio Pinho durante a sua formação académica.
Por isso, está em marcha um calendário de exposições que começou na Universidade do Porto, que já passou pela Universidade Católica em Lisboa e brilhou na comemoração dos 50 anos da Universidade de Aveiro.
O ciclo das exposições académicas inclui também a exposição de quadros da Fundação Ilídio Pinho na celebração dos 70 anos da Faculdade de Economia e vai continuar com uma exposição na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em novembro de 2024.