A Fundação Ilídio Pinho vai apoiar o programa das Comemorações do Centenário de nascimento de Mário Soares, que se realizam de 7 de dezembro de 2024 até ao final de 2025 e se ligam às celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e também dos 100 anos do nascimento de Maria Barroso.
Uma longa e estreita amizade uniu o Eng.º Ilídio Pinho ao, então, primeiro-ministro Mário Soares, desde que se conheceram no contexto da inauguração de uma fábrica de plásticos da Colep, tendo mantido uma relação próxima durante várias décadas.
Segundo a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, a efeméride pretende “evocar e tornar presente uma figura capital da nossa história contemporânea, cuja vida é inseparável da história do combate pela democracia em Portugal, pela sua instauração, defesa, consolidação e desenvolvimento”. Para isso, será desenhado um “programa ambicioso e plural, nacional e internacional, institucional e popular, cívico e cultural, descentralizado e pedagógico, geral e sectorial, para todas as idades”.