Celebração dos 25 Anos da Fundação Ilídio Pinho

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à cerimónia de celebração dos 25 anos da Fundação Ilídio Pinho e condecorou o fundador com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
07 maio 2025

A cerimónia teve lugar na sede da Fundação Ilídio, deu início com o descerramento de uma placa comemorativa dos 25 anos pelo Presidente da República. Entre os presentes assistiram também o Presidente da Assembleia da Republica, José Pedro Aguiar Branco e o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que discursou em nome das 25 personalidades distinguidas com o troféu “Pinho de Prata”, estatueta que assinala um quarto de século, e elogiou o trabalho desenvolvido pela fundação.

Além dos mais altos representantes da República e do Júri do Grande Prémio da Fundação Ilídio Pinho Portugalidade, estiveram presentes os dois últimos galardoados, Ramalho Eanes e Siza Vieira. Ausente no Vaticano para a eleição do novo Papa, o Cardeal Tolentino de Mendonça participou através de uma mensagem gravada para agradecer à Fundação Ilídio Pinho o trabalho a favor da Cultura.

No seu discurso de encerramento, o Presidente Marcelo sublinhou a lucidez, a coragem e a teimosia do Presidente da Fundação Ilídio Pinho em fazer das dificuldades encontradas novas oportunidades para engrandecer Portugal, chamando a atenção para a criação do Grande Prémio da Fundação Ilídio Pinho Portugalidade “Não há mais nenhuma fundação que dê prémios, que não sejam ou da área de especialidade, muito específicos, ou que sejam um reconhecimento virado para dentro. A portugalidade significa um novo horizonte. É premiar quem marcou Portugal cá dentro ou lá fora” afirmou o Presidente Marcelo de Sousa.

A cerimónia ficou marcada pela condecoração de Ilídio Pinho com a Grã – Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, sendo esta uma das principais condecorações com que o Estado Português distingue Personalidades na área da cultura, da ciência e da afirmação de Portugal no Mundo.

Durante 12 anos, Ilídio Pinho, foi Vogal da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas nas presidências de Mário Soares e Jorge Sampaio e, entre muitos reconhecimentos que lhe foram prestados, foi condecorado com altas distinções de mérito a nível nacional, detendo o Grau de Comendador da Ordem de Mérito Industrial e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.

A comemoração dos 25 anos terminou com um jantar em que a mais de meia centena de Personalidades convidadas recebeu uma medalha exclusiva e um exemplar do livro com as fotografias e os discursos da entrega do Grande Prémio da Fundação Ilídio Pinho Portugalidade ao General Ramalho Eanes, realizada no passado dia 3 de Fevereiro, no salão Nobre da Câmara Municipal do Porto, local emblemático para a Fundação por ter sido aí realizada, há 25 anos, a sua escritura pública.

Imprensa:

Presidência – 25 anos da Fundação Ilídio Pinho

Univ. Porto – U.Porto homenageada nos 25 anos da Fundação Ilídio Pinho

C.M.Porto – Rui Moreira homenageado nos 25 anos da Fundação Ilídio Pinho

Univ. Católica – Leaders of Universidade Católica Portuguesa and Católica Porto Business School honoured by the Ilídio Pinho Foundation | Católica Porto Business School

A Voz de Cambra – Ilídio Pinho condecorado pelo Presidente da República com Grã-Cruz da Ordem do Infante na cerimónia do 25.º aniversário da Fundação Ilídio Pinho

Notícias relacionadas